Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Situação crítica

Municípios do Norte do Paraná sofrem com a estiagem

Redação- Bonde
25 jul 2006 às 11:12

Compartilhar notícia

Barragem de Piraquara - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A situação dos reservatórios de água da Sanepar continua crítica em Curitiba e Região Metropolitana, já que não chove substancialmente desde novembro. Mesmo com o apelo da Sanepar para que a população economize água, o consumo baixou muito pouco, cerca de 8% em um mês. Como não chove também em outras regiões do Estado, alguns municípios da região Norte começam a apresentar problemas devido à estiagem.

Um exemplo é Curiúva, no Norte Velho. A cidade é abastecida por dois poços e pelo Rio Barreirinha, cuja vazão média é de 100 metros cúbicos e atualmente está em 50 metros cúbicos. Em Sapopema, município abastecido pelo Ribeirão Arroio Barreiro, a vazão também baixou e a situação é grave.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A direção da Sanepar tem feito o possível para reduzir o problema, desde a perfuração de poços até a substituição de bombas. O Ribeirão Grande, que abastece Ibaiti, no Norte Pioneiro, também apresenta queda de vazão. No município, como medida paliativa, foi realizada substituição de bomba na captação secundária. A cidade de Jundiaí do Sul também preocupa. Ainda na Região Norte, alguns municípios estão em estado de alerta. São eles: Rosário do Ivaí; Ivaiporã; São Pedro do Ivaí; Califórnia e Vila Gandhi.

Leia mais:

Imagem de destaque
2.424 oportunidades em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná têm 21,7 mil vagas disponíveis

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada


Veja como está a estiagem no Estado

Publicidade


Situação crítica: Campo Largo; Catuporanga e Poema, localidades de Nova Tebas; Rio do Salto – município de Cascavel; Bairro dos Franças – município de Ortigueira; Santo Antônio do Iratim, em Santo Antônio da Platina; Mariental, Lapa e Dorizon, distrito de Mallet.
Em alerta: Piraí do Sul; Apucarana; Rio Bonito do Iguaçu; Rio Negro; Ventania; Reserva; Imbaú; Turvo; Nova Laranjeiras; Virmond; Pitanga; Candói e Pinhão.


No Oeste, as cidades em estado de alerta são: Lindoeste; Corbélia; Três Barras do Paraná; Ramilândia; Alto Alegre do Iguaçu, localidade de Cascavel; Longuinópolis, localidade de Braganey; Guaraniaçu e Medianeira.

Publicidade


No Sudoeste: Capanema; Santa Izabel do Oeste; Pranchita; Boa Esperança do Iguaçu; Saudades do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu, localidades de Francisco Beltrão; Nova Vitória, em Santo Antônio do Sudoeste; Bom Sucesso do Sul; Vitorino; Sulina; Coronel Vivida; Chopinzinho e São João.


A Sanepar dá dicas para economizar água: reduzir o tempo do banho; evitar lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo; não jogar cigarros, absorventes ou papéis no vaso sanitário, pois isso aumenta o consumo; não lavar o carro e, se for imprescindível, usar apenas a água de um balde pequeno. Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

Informações da AEN e Sanepar


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo