Os municípios atingidos por temporais e que foram reconhecidos como em situação de emergência receberão R$ 32,5 milhões em recursos a fundo perdido do governo federal. Esse dinheiro deverá ser aplicado na recuperação das estradas e em obras de infraestrutura.
As regiões paranaenses mais atingidas foram Oeste e Sudoeste. Ao todo, mais de 40 municípios paranaenses receberão apoio financeiro. Entre estes, Cascavel, Matelândia e Pranchita, que estão com os processos de solicitação mais adiantados. A Defesa Civil nacional vai entrar em contato com as administrações municipais para orientá-las sobre os procedimentos destes repasses. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que os recursos serão prontamente disponibilizados, desde que o processo esteja instruído corretamente.
De acordo com o ministro, esse apoio garantirá a melhoria das estradas rurais e a recuperação da infraestrutura atingida pelos temporais, prejuízos que ficaram depois que o governo prestou o atendimento emergencial. "Muitas das localidades atingidas já receberam, imediatamente após os temporais, apoio da parte do governo por meio da doação de colchões, cestas básicas, e, agora, é hora de garantir a recuperação mais estrutural", disse Bernardo.