Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Turismo religioso

No Paraná, Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas

Redação Bonde com AEN
12 nov 2024 às 13:45

Compartilhar notícia

- Secretaria do Turismo de Prudentópolis
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná ganhou mais uma rota de turismo religioso, o Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis (Centro-Sul). O trajeto contempla restaurantes, hotéis, pontos turísticos e, principalmente, templos e igrejas, sendo 16 delas ucranianas e com arquitetura bizantina. 


A iniciativa incrementa o turismo religioso no Paraná e amplia a oferta de infraestrutura e de divulgação deste segmento na região, atraindo visitantes, fiéis e entusiastas destas atrações. Estruturado pela prefeitura, o novo caminho de Prudentópolis, cidade que abriga a maior comunidade ucraniana no Brasil, percorre 122 quilômetros dentro dos limites do município, podendo ser realizado a pé, de moto, carro e até mesmo a cavalo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O caminho também passa por outras igrejas católicas, de arquitetura latina, igreja luterana, pelo túmulo da Serva de Deus Irmã Anatólia Bodnar, museus, orquidário, mirantes e cachoeiras, fazendo jus a outro título que a cidade carrega: a Terra das Cachoeiras Gigantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gerou estragos

Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva

Imagem de destaque
Ampliação do programa

Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná

Imagem de destaque
R$ 78,7 bilhões para 2025

Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento

Imagem de destaque
Atenção!

Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira


Representantes da Setu (Secretaria do Turismo) e do Viaje Paraná, participaram da solenidade de inauguração do monumento marco zero e abertura oficial desse caminho, que até funcionava de forma experimental.

Publicidade


Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, explica que o segmento de turismo religioso é um dos mais importantes ao Estado, aliando a fé, a cultura e as tradições paranaenses. “O segmento é responsável por muitas viagens internas realizadas em âmbito estadual, sendo importantes distribuidoras de viajantes e fomentando o fluxo turístico nas regiões”, disse.


“A inauguração desse novo caminho, estruturado e com opções qualificadas, ajuda a divulgar ainda mais o turismo paranaense, por se tratar de um produto bem completo, que alia a fé com a movimentação dos serviços turísticos. Isso é importante, porque mostra mais das múltiplas faces da religiosidade e da cultura paranaenses, mostrando o Estado como um destino atrativo”, completou.

Publicidade

CAMINHO 


Além das inúmeras igrejas e templos, o trajeto também abrange grutas, mirantes e belas paisagens, criando uma atmosfera única de espiritualidade. Aliado ao esplendor da natureza, museus e os sistemas faxinalenses (comunidades tradicionais) também são atrativos culturais que enriquecem a experiência de moradores, peregrinos e turistas.

Publicidade


Para Eliseu Rocha, coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso no Paraná, além da união das comunidades em torno da fé, o Caminho de São Miguel Arcanjo será fundamental para o segmento. “A rota é importante para o nosso turismo religioso, tanto no quesito de fé quanto no aspecto de avanço econômico, com uma rota que já nasce totalmente organizada e pronta para movimentar o fluxo turístico em Prudentópolis e nas cidades vizinhas”, disse.


“A primeira reunião para tratar da criação do caminho aconteceu num encontro do Grupo de Trabalho, em Foz do Iguaçu, quando os órgãos de Turismo do Estado demonstraram apoio à estruturação da rota. Felizmente hoje é uma grata realidade”, lembrou.

Publicidade

RELIGIOSIDADE 


Com mais de 100 igrejas, Prudentópolis tem o título de Capital da Oração do Paraná, confirmado pela Lei 20.439/2020. Foi justamente isso que incentivou o município a criar o Caminho de São Miguel Arcanjo, com o objetivo de fazer do roteiro de fé e peregrinação também uma alternativa para a geração de emprego e renda na cidade através do turismo, com destaque às áreas rurais.


Participe do canal de transmissão do Bonde no insta! Vem pro Bonde do Bonde. Clique aqui.


Imagem
Família pede ajuda para encontrar comerciante desaparecido há cinco dias em Londrina
A família do comerciante de Londrina Romulo Aversa, de 41 anos, pede ajuda para encontrá-lo. De acordo com informações da esposa Bruna Aversa, ele saiu de casa na última quarta-feira (6) para ir trabalhar e não voltou mais.
Imagem
Lídia Maejima é a primeira mulher eleita presidente do TJ-PR
A desembargadora Lídia Maejima foi eleita presidente, e será a primeira mulher da história a ocupar o cargo de chefe do Poder Judiciário paranaense.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo