O novo ônibus do sistema de transporte de Curitiba - o Ligeirão Boqueirão - começou a circular às 5h41 desta segunda-feira (29) com mais uma novidade: a identificação do ônibus em braile. As plaquetas, com o número do ônibus em braile estão afixadas na frente dos assentos reservados para idosos, gestantes e portadores de deficiência. O mesmo sistema será adotado também nos táxis da capital.
O Ligeirão Boqueirão faz a ligação bairro-centro pelo eixo da Marechal Floriano Peixoto com apenas três paradas - na estação Cefet e nos terminais Carmo e Hauer. Os pontos de chegada e saída são os mesmos do ônibus Boqueirão: o terminal do bairro e a praça Carlos Gomes. A previsão é que ao longo do ano 30 mil passageiros do expresso Boqueirão e 10 mil usuários do leigeirinho Boqueirão-Centro Cívico migrem para o Ligeirão Boqueirão.
TÁXIS
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
As placas metálicas com identificação do veículo em braile também serão afixadas nos táxis de Curitiba. Com três centímetros de altura e seis centímetros de largura elas serão afixadas no painel do carro, em frente ao banco reservado ao passageiro e no lado interno da porta traseira direita.
As placas serão afixadas nos táxis, como vai ocorrer no transporte, na medida em que forem sendo feitas as vistorias obrigatórias a cada seis meses.