A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania irá criar uma Ouvidoria Especial do Sistema Penitenciário, com o objetivo de acolher e averiguar denúncias, reclamações, representações e comunicações relacionadas ao funcionamento interno do sistema penal. A informação é da Secretaria Estadual de Comunicação.
O serviço estará disponível assim que sua criação seja publicada no Diário Oficial. Qualquer pessoa, de dentro ou de fora do sistema, pode denunciar procedimentos que contrariem o que determina a Constituição Federal. De acordo com a Secretaria de Comunicação, as denúncias poderão ser feitas por carta e o denunciante terá a sua identidade preservada. Além disso, outros meios de comunicação, para oficializar as denúncias, estão sendo estudados.
A ouvidoria será subordinada à Secretaria e terá à sua frente o promotor aposentado José Caetano Ferreira Neto, designado para o cargo pelo secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
De acordo com o secretário, o objetivo principal da ouvidoria será o de colocar em prática ações que possibilitem o aperfeiçoamento do processo democrático dentro do sistema penitenciário.