Muitos pais passaram a noite de domingo para segunda-feira na fila em algumas escolas de Curitiba, para conseguir transferir seus filhos. O período de matrículas para estudantes da rede estadual que vão mudar de escola começou nesta segunda-feira e termina na quarta-feira, mas na maioria das unidades as vagas se esgotaram poucos minutos depois do início do expediente.
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Sheila Marize Toledo Pereira, informou que nenhuma criança ficará sem vaga. Porém, nem sempre é possível acomodar o estudante na escola de preferência dos pais. Em pelo menos seis escolas foram registradas filas nesta segunda-feira.
Conforme explicações de Sheila, alguns pais procuraram transferir os filhos para escolas mais próximas a sua casa, ou ao trabalho. Há ainda casos de pais que optam pela transferência porque gostam mais da linha pedagógica adotada por determinada escola. Em alguns casos, as condições sociais da região faz os pais buscaram uma vaga em outra instituição. Na Vila São Pedro, por exemplo, a Escola João Paulo II tem vagas sobrando, mas segundo moradores da região, os pais preferem não matricular as crianças lá porque para chegar no local é preciso atravessar uma ponte, considerada perigosa.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Na Escola Emílio de Menezes, onde a fila começou na noite de domingo, a diretora auxiliar, Maria Benedita Porceli, disse que desde a semana anterior a comunidade sabia qual era o número de vagas disponíveis. ''Ao chegar na fila e ver quantas pessoas tinha na sua frente, o pai já sabia se ia ou não conseguir vaga'', explicou. Segundo ela, a escola entende essa grande procura como o reconhecimento da comunidade ao bom trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica.
A última etapa de matrículas nas escolas da rede estadual de educação começa na semana que vem. Entre os dias 21 e 31 estarão abertas matrículas para alunos da rede particular que queiram migrar para a rede estadual, bem como para estudantes de escolas públicas que estão mudando de município.