Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Anvisa proibiu os 'vapes'

Paraná é o segundo estado do Brasil com maior consumo de cigarro eletrônico

Folhapress
01 jun 2023 às 16:54

Compartilhar notícia

Renz Macorol/Pexels
siga o Bonde no Google News!

A BAT e outras gigantes globais do mercado de tabaco querem construir fábricas de cigarros eletrônicos no país e, por isso, tentam convencer a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a apressar a regulamentação desses produtos, tidos como menos tóxicos do que os cigarros convencionais.


Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

A agência começou a analisar o caso há quatro anos e, até que profira sua decisão, proibiu a comercialização dos chamados vapes ou e-cigs.


Enquanto isso, o número de fumantes brasileiros desse tipo de cigarro saltou de 500 mil para 2,2 milhões, segundo pesquisa recente feita pelo Ipec. No Distrito Federal, 4% da população já utiliza os vapes.


O mercado clandestino, que abastece esse público, já se consolidou e hoje movimenta R$ 7,5 bilhões por ano. A maior parte das mercadorias vem da China e do Paraguai.


Somente em impostos, a União perde R$ 2,2 bilhões e o país a criação de 110 mil empregos.


Esses dados fazem parte de um estudo feito pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), estado onde fica a fábrica da BAT, a maior da América Latina.


A empresa afirma que já tem planos para ampliar a planta de Uberlândia para fazer, inicialmente, a montagem dos e-cigs com componentes importados.


"Se o cigarro, que faz muito mais mal, é liberado, não entendemos por que os eletrônicos são proibidos no país", diz Lauro Anhezini Jr., chefe de assuntos científicos e regulatórios da BAT Brasil. "Mais de 80 países já regulamentaram por ser uma opção 95% menos arriscada para o fumante do que o cigarro tradicional."


Onde o consumo é maior em % da população


DF: 4,5

PR: 3,4

SC: 2,4

MS: 1,8

Cadastre-se em nossa newsletter

SP: 1,6


Imagem
Psicóloga compartilha dicas de como largar o cigarro
Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro e as consequências para a saúde pulmonar.
Imagem
Jovens trocam cigarro por tabaco para reduzir uso de tóxicos mas riscos podem ser ainda maiores
Ao lado de narguilés e cigarros eletrônicos, o popular 'palheiro', tabaco fumado em palha de milho, repaginou-se e hoje faz sucesso.
Imagem
Fumantes usam 8% da renda familiar per capita para compra de cigarros
O gasto mensal chega a quase 10% da renda entre os fumantes na faixa etária de 15 a 24 anos, atingindo 11% entre aqueles com ensino fundamental incompleto.

Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas