A temperatura deve cair ainda mais neste sábado (25) no Estado do Paraná. A massa de ar frio e seco que avança pelo Sul do país tem deixado o tempo estável. De acordo com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), as condições favorecem a formação de geadas de intensidade moderada no oeste, sudoeste e sul paranaense.
Já no sul da região cafeeira paranaense há previsão de geadas de intensidade fraca, principalmente nas áreas de baixadas e fundo de vales nas próximas 24 horas.
Na faixa leste/nordeste do Paraná, o céu está parcialmente encoberto devido os ventos que mantém o ingresso de umidade do mar. Na maioria das regiões, o sol aparece e predomina ao longo do dia, mas o frio segue intenso.
Leia mais:
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar
Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista
Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025
A previsão é reforçada pelo aviso metereológico do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) que prevê condições favoráveis à ocorrência de frio intenso, com temperaturas baixas, de hoje até domingo (26).
Abaixo de zero
Nesta sexta-feira, moradores de alguns muncípios paranaenses enfrentaram temperaturas abaixo de zero. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de General Carneiro, no Centro-Sul, registrou a menor temperatura, os termômetros registraram -2,2ºC. Na mesma região, em Clevelândia, a temperatura chegou a -2,1ºC.
De acordo com o Simepar, em Palmas, a mínima também foi 2,1ºC. A temperatura também foi abaixo de zero em Entre Rios, na região central do Estado, com -1,0ºC, em Pato Branco, no Sudoeste, com -0,6ºC, e União da Vitória, no Centro-Sul, com -0,1ºC.
Recomendação
Para evitar a geada de canela e proteger as gemas cobertas, o Iapar orienta os produtores a fazer o "chegamento" de terra junto aos troncos dos cafeeiros. A recomendação vale para lavouras com 6 meses a 2 anos de campo. Mudas mais jovens devem ser enterradas quando houver aviso de geada.