Sete cidades paranaenses estão entre as 100 melhores do Brasil para fazer carreira, num ranking elaborado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a revista Você S.A. Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu aparecem na pesquisa como cidades de destaque na qualidade de vida, nas oportunidades que oferecem para fazer carreira, no dinamismo econômico, na geração de impostos e nas condições de saúde e educação.
A pesquisa foi coordenada pelo professor Moisés Balaciano, da FGV, e o primeiro passo foi listar entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, aqueles com população superior a 170 mil habitantes e com um total de depósitos à vista superior a R$ 210 mil. Esses critérios selecionaram 103 cidades. A esse número, foram somadas outras seis cidades, que foram incluídas na relação por sua importância no mercado nacional, embora não atendessem aos dois primeiros critérios.
Curitiba ficou com o 5º lugar geral, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A pesquisa aponta como vocação da cidade os setores de tecnologia da informação, financeiro e de serviços. O custo de vida mais baixo que o dos grandes centros e níveis de violência ainda controláveis são consideradas as duas grandes vantagens da capital paranaense. E a maior desvantagem são os salários, que ainda ficam de 15% a 30% mais baixos que nos centros maiores. Outra desvantagem é que as mudanças acontecem mais lentamente do que nas cidades grandes, ou seja, a rotatividade nos altos cargos é menor.