Sete instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Paraná estão autorizadas pelo Ministério da Educação desde segunda-feira, 19, a oferecer 15 novos programas de pós-graduação. São seis doutorados e nove mestrados que estarão disponíveis em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e Umuarama. Para toda a região Sul, o MEC aprovou a criação de 36 programas, sendo 22 novos mestrados 16 doutorados.
A Universidade Federal do Paraná vai oferecer dois programas de doutorado em geografia e engenharia mecânica, mestrados em sistemas costeiros e oceânicos e em design; a Universidade Estadual de Maringá, um doutorado em ciências farmacêuticas e dois mestrados em biologia comparada e engenharia urbana; a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, três doutorados em direito, engenharia mecânica e odontologia; a Universidade Estadual de Londrina, um mestrado em educação física; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (em Cascavel) oferecerá dois mestrados em engenharia química e em história, poder e práticas sociais; a Universidade Estadual de Ponta Grossa, um mestrado em geografia; a Universidade Paranaense (em Umuarama), um mestrado em ciência animal.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) avaliou este ano 423 projetos de instituições de ensino superior de todo o país. Aprovou 174, sendo 106 de mestrado, 60 de doutorado e oito de mestrado profissional, de 103 IES. Entre eles, aprovou o primeiro mestrado do Amapá, o que significa que, hoje, todos os estados possuem pelo menos um programa de pós-graduação.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
O número de projetos apresentados à Capes em 2005 cresceu 7% com relação a 2004. De 2002 a 2005 foram criados 750 novos cursos de
de pós-graduação no país. De 2003 até hoje, foram 580.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MEC