Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
7 instituições

Paraná terá 15 novos cursos de pós-graduação

Redação - Bonde
21 set 2005 às 12:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sete instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Paraná estão autorizadas pelo Ministério da Educação desde segunda-feira, 19, a oferecer 15 novos programas de pós-graduação. São seis doutorados e nove mestrados que estarão disponíveis em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e Umuarama. Para toda a região Sul, o MEC aprovou a criação de 36 programas, sendo 22 novos mestrados 16 doutorados.

A Universidade Federal do Paraná vai oferecer dois programas de doutorado em geografia e engenharia mecânica, mestrados em sistemas costeiros e oceânicos e em design; a Universidade Estadual de Maringá, um doutorado em ciências farmacêuticas e dois mestrados em biologia comparada e engenharia urbana; a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, três doutorados em direito, engenharia mecânica e odontologia; a Universidade Estadual de Londrina, um mestrado em educação física; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (em Cascavel) oferecerá dois mestrados em engenharia química e em história, poder e práticas sociais; a Universidade Estadual de Ponta Grossa, um mestrado em geografia; a Universidade Paranaense (em Umuarama), um mestrado em ciência animal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) avaliou este ano 423 projetos de instituições de ensino superior de todo o país. Aprovou 174, sendo 106 de mestrado, 60 de doutorado e oito de mestrado profissional, de 103 IES. Entre eles, aprovou o primeiro mestrado do Amapá, o que significa que, hoje, todos os estados possuem pelo menos um programa de pós-graduação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


O número de projetos apresentados à Capes em 2005 cresceu 7% com relação a 2004. De 2002 a 2005 foram criados 750 novos cursos de
de pós-graduação no país. De 2003 até hoje, foram 580.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MEC


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo