Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sputnik V

Parceria paranaense para testar vacina russa não sai do papel

Pedro Moraes - Grupo Folha
16 dez 2020 às 08:58
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A parceria entre o governo do Paraná e os russos para o desenvolvimento e a fabricação da vacina Sputnik V, do Fundo Direto de Investimento Russo/Instituto Gamaleya, através de parceria com a Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), se tornou uma grande indefinição. Enquanto o governo russo anunciou eficácia de 91,4%, segundo relatório final da fase 3 do estudo do imunizante, nesta segunda-feira (14), os deputados estaduais do Paraná, membros da Frente Parlamentar do Coronavírus, apresentaram e aprovaram relatório em que aponta que houve uma revisão da estratégia dos estrangeiros, que formalizaram parceria com uma indústria farmacêutica privada, o que paralisou as tratativas com o Tecpar. O tema segue indefinido, apesar de o governo não parecer querer entregar os pontos.


Em entrevista ao canal Globonews, o governador Ratinho Junior (PSD) falou que não depende do Estado o prosseguimento dos trabalhos. "Quem vai dizer a data para o início da fase 3 é a Anvisa. O Tecpar só vai tomar alguma medida e alguma ação se tiver todos os dados cientificamente comprovados para ter algum avanço. Eu não vou fazer do paranaense um povo cobaia”, afirmou. O chefe do Executivo ainda ressaltou que somente com imunizantes de várias empresas será possível atuar em escala mundial. Em nota, a Tecpar afirma que "o governo do Paraná definiu como estratégia para iniciar os procedimentos da fase 3 dos estudos clínicos da Sputnik V no Brasil a finalização da terceira fase de testes na Rússia”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Boletim municipal: Londrina registra mais quatro mortes e 250 casos de coronavírus

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


O retrato apontado pelos deputados, no entanto, mostra uma situação bem mais complexa. O documento coordenado por Michele Caputo (PSDB) afirma que, após reunião e visita ao Tecpar em 20 de novembro, ficou informado que "fundo russo está avaliando qual a função de cada parceiro, e o governo do Estado irá avaliar se será pertinente a continuidade da parceria”. O acordo ainda inclui transferência de tecnologia e a produção local, mas a estrutura da instituição paranaense precisaria de investimentos para operar tamanha empreitada. "Seria necessária a construção de uma nova planta, multivacinas, cujo anteprojeto já foi protocolado junto ao Ministério da Saúde em busca de recursos para sua execução. A estimativa de custo desta obra giraria em torno de R$ 1,2 bilhão”, aponta o relatório. O investimento traria o Tecpar para o patamar de instituições nacionais como o Butantan e a Biomanguinhos, da Fiocruz.

Entenda melhor a situação lendo a matéria completa na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade