Será lançada nesta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para Jornalistas. Articulado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor), o lançamento acontecerá às 15 horas, no Plenarinho, reunindo deputados, jornalistas, entre eles o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sérgio Murillo de Andrade, e líderes de movimentos sociais que apóiam a causa.
A frente terá a missão de marcar a posição do Paraná e pressionar os parlamentares que atuam em Brasília para que aprovem as propostas de emenda constitucional que exigem diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
Atualmente, duas PECs tramitam na Câmara e no Senado em defesa do diploma. Ambas tiveram suas constitucionalidades aprovadas pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) dos dois órgãos e aguardam para serem votadas em plenário.
Leia mais:
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
A extinção da obrigatoriedade da formação superior específica e do registro profissional para o exercício do Jornalismo aconteceu em 17 de junho, por decisão relatada pelo presidente Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o Supremo, as profissões não podem ser regulamentadas, exceto aquelas que exigem conhecimento específico.