As inscrições para o concurso público que vai selecionar mil novos soldados para a Polícia Militar do Paraná começam nesta segunda-feira (10). Os interessados em participar da seleção devem consultar o edital com o regulamento do concurso no site da Universidade Federal do Paraná (www.nc.ufpr.br). O candidato que não possui acesso a computador poderá se dirigir aos quartéis da Polícia Militar de todos os municípios paranaenses.
"É a forma que encontramos para estar sempre auxiliando a nossa população. Nossos batalhões estão de portas abertas para aqueles que quiserem se inscrever no concurso e não têm acesso fácil a um computador ou à internet", disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antonio Pancotti.
O concurso é aberto à participação de homens e mulheres, que poderão preencher até 50% das vagas, conforme a ordem de classificação geral, diferentemente do que ocorreu no último concurso, quando o limite de vagas para o público feminino era de 6%. Conforme a legislação em vigor, 10% das vagas são reservadas para candidatos afrodescendentes. O limite máximo de idade é de 30 anos e o mínimo é de 18 anos na data da inscrição para o concurso.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Os candidatos devem possuir o ensino médio completo, estar em dia com o serviço militar e não podem ter pendências junto à Justiça Eleitoral. A taxa de inscrição é de R$ 54,00. O salário inicial para o aluno soldado é de R$ 867,00 e ele recebe ainda fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.
Assim que aprovados na prova de conhecimentos gerais, os candidatos passam por exame de saúde, que inclui a avaliação psicopatológica e clínica. A terceira fase é o teste de aptidão física. Por último, ocorre a investigação social, na qual a Polícia Militar irá pesquisar a vida do candidato, que não pode ter antecedentes criminais.
Todas as etapas do concurso são eliminatórias. Para se tornar um soldado da Polícia Militar do Paraná, os candidatos aprovados em todas as fases do concurso são admitidos e passam pelo Curso de Formação de Soldados, com aulas teóricas e práticas na Academia Policial Militar do Guatupê ou em outra unidade da PMPR. O curso de formação terá carga horária de 1.300 horas/aula.