O Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná conta histórias preservadas há quase 170 anos. O espaço além de ser um dos mais antigos do Brasil, também guarda muitas curiosidades, que foram compartilhadas no podcast Notícia Boa Paraná que está no ar desde nesta quinta-feira (10) no Spotify e no canal do Governo do Estado no Youtube.
Os jornalistas Ana Tigrinho e Beto Pacheco conversam com a diretora do Arquivo Público do Paraná, Kássia Cavalari Basso, e com Ana Paula Joukoski, a funcionária mais antiga do órgão, com 21 anos de casa. Elas falam sobre itens curiosos presentes no espaço, como a máscara mortuária do primeiro governador da Província do Paraná, Zacarias de Góis e Vasconcelos, confeccionada no seu leito de morte, e o primeiro brasão do Estado, pintado pelo artista Alfredo Andersen.
Zacarias foi responsável pela criação do arquivo, fundado em 7 de abril de 1855, menos de dois anos após a emancipação política do Estado. Denominado “Archivo Publico Paranaense”, tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná. Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência, onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
O agora Departamento Estadual de Arquivo Público é subordinado à Seap (Secretaria de Estado da Administração e da Previdência) e, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de administrar a política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.
Localizada no bairro Cabral, em Curitiba, a sede atual do Arquivo Público tem 5,6 mil metros quadrados, com ambientes próprios para as atividades de higienização e reparos, de microfilmagem e digitalização, sala de consultas e serviço de biblioteca, auditório, área administrativa, ambiente para cursos e oficinas e Espaço Cultural. O projeto arquitetônico seguiu as recomendações técnicas voltadas para a conservação, guarda e manutenção do patrimônio documental.
Além de armazenar leis e documentos oficiais, o Arquivo Público do Paraná tem aproximadamente 100 mil registros de imigrantes oriundos dos desembarques no Porto de Paranaguá, entradas em hospedarias e em núcleos coloniais existentes no território da província do Paraná entre os anos de 1876 e 1879 e de 1885 a 1896. Os registros podem contribuir para obtenção de cidadania estrangeira.
O local também guarda o acervo da extinta Dops (Delegacia de Ordem Política e Social), órgão de repressão do Estado Novo e da Ditadura Militar. São aproximadamente 50 mil fichas individuais que foram recolhidas em 1991. Em sua totalidade, é composto por pastas organizadas tematicamente e por fichas de cidadãos investigados, compreendendo o período de 1937 a 1989.
O acervo é acessível ao público, que pode fazer a consulta presencial, agendando com antecedência pelo telefone (41) 3521-9100. Muitos documentos também foram digitalizados e podem ser acessados online.
NOTÍCIA BOA PARANÁ
O podcast Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação e pela E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube. Também é possível acompanhar pelas redes sociais do Governo, no TikTok, Instagram e Facebook.
O episódio também vai ao ar na Rádio Educativa (97,1 FM), às 23h desta quinta-feira, e na TV Paraná Turismo, sendo exibido às sextas, às 23 horas, sábados, às 22h30, e domingos, às 20h30.