O prefeito Cassio Taniguchi sancionou na tarde desta quarta-feira a lei 10.770, que autoriza a liberação de alvarás de funcionamento para casas de bingos e videoloteria em Curitiba.
O vereador Fábio Camargo (sem partido), que propôs a lei aprovada pela Câmara Municipal no final de agosto, disse que, a partir de agora, as casas podem ser reabertas. Em declaração à rádio CBN, ele afirmou que advogados dos proprietários das casas já solicitaram cópias do projeto para garantirem o funcionamento do jogo.
"Vencemos uma batalha. Ela oferece respaldo para uma guerra jurídica pela abertura dos bingos, até que ocorra a regulamentação federal, que também estamos buscando", disse o vereador.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Como disse próprio vereador e também o prefeito Cassio Taniguchi, apesar de liberar a concessão de alvarás, essa lei ainda depende da regulamentação do jogo pela União. O que, de acordo com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, não está nos planos do governo federal (leia a matéria).
Durante pronunciamento sobre a lei, Camargo chegou se referir ao governador Roberto Requião como "exterminador do futuro" por ter decretado o fechamento das casas de bingo em todo o Estado.
A presidente do Sindicato dos Funcionários das Casas de Bingo, Janete do Rocio Novakoski, calcula que, em Curitiba, o jogo empregue diretamente 2,5 mil pessoas.
Segundo o vereador Fábio Camargo, a abertura das casas de bingo "trará justiça ao município", que teria deixado de arrecadar R$ 1,5 milhão em impostos por mês com o fechamento das casas.
Requião e o secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, afirmam que as casas de jogos fraudam seus orçamentos para realizarem lavagem de dinheiro.
O governo estadual, através do procurador-geral Sérgio Botto de Lacerda, deu sinais de que vai usar a força policial para manter fechadas as casas de bingo que permanecem abertas mesmo sem liminar da Justiça que garanta seu funcionamento - Palácio, Kennedy e Carlos Gomes, em Curitiba, e Las Vegas, em Ponta Grossa.
Segundo informações da rádio CBN, a polícia já chegou ao bingo Kennedy e pode chegar a outras casas a qualquer momento.