A Prefeitura de Arapongas identificou duas novas "fake news” compartilhadas pelas redes sociais sobre o município, nesta semana.
A primeira notícia falsa refere-se as inscrições para o Programa Auxílio Gás Emergencial. A mensagem traz a seguinte informação: " As inscrições para o Programa Auxílio Gás Emergencial já estão disponíveis. O auxílio de R$90 por família cadastrada será fornecido pela Prefeitura Municipal”, e em seguida aponta um link suspeito para consulta.
Já a segunda "fake news” anuncia que a prefeitura oferece vagas disponíveis, no mês de março, para a contratação na administração, merenda, segurança, portaria e serviços gerais.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A Prefeitura de Arapongas reforça a orientação para que a população não forneça dados pessoais por meio de mensagens de procedência duvidosa e que não acesse nenhum link desconhecido.
A Prefeitura de Arapongas disponibiliza informações, notícias, Diário, portal da transparência, entre outros serviços no site oficial https://www.arapongas.pr.gov.br/ e também através das redes sociais oficiais, como o Facebook e também Instagram.
ENTENDA AS FAKES NEWS
Geralmente, as "fake news”, ou notícias falsas, são compostas por manchetes chamativas e que não possuem fatos comprovados. Essas informações acabam se espalhando rapidamente pela internet. Elas têm grande capacidade de "viralizar" - ou seja, de ampla e desenfreada divulgação – e geram dúvidas e confusão entre as pessoas. Em muitos casos, levam a consequências graves.
Existem cuidados que ajudam no combate e na identificação das "fake news”. Uma delas é, após receber uma notícia por redes sociais ou aplicativos de troca de mensagens, buscar o mesmo texto em sites e veículos de comunicação confiáveis, ou seja, oficiais.
Não compartilhe uma notícia se não tiver certeza da sua procedência. Verifique a data da publicação da notícia e certifique-se de que ela é recente.