Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manchete enganosa

Prefeitura de Arapongas desmente duas novas fake news

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 mar 2021 às 16:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A Prefeitura de Arapongas identificou duas novas "fake news” compartilhadas pelas redes sociais sobre o município, nesta semana.

A primeira notícia falsa refere-se as inscrições para o Programa Auxílio Gás Emergencial. A mensagem traz a seguinte informação: " As inscrições para o Programa Auxílio Gás Emergencial já estão disponíveis. O auxílio de R$90 por família cadastrada será fornecido pela Prefeitura Municipal”, e em seguida aponta um link suspeito para consulta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já a segunda "fake news” anuncia que a prefeitura oferece vagas disponíveis, no mês de março, para a contratação na administração, merenda, segurança, portaria e serviços gerais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veio do Paraguai

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP

Imagem de destaque
Entenda

Prefeitura de Cambé libera cruzamento da rua Presidente Nilo Peçanha com a PR-445

Imagem de destaque
Norte do PR

Após reforma, DER-PR libera ponte do Rio Vermelho, entre Porecatu e Alvorada do Sul

Imagem de destaque
17.958 vagas no Paraná

Agências do Trabalhador do Paraná têm 1.759 vagas disponíveis em Londrina e região


A Prefeitura de Arapongas reforça a orientação para que a população não forneça dados pessoais por meio de mensagens de procedência duvidosa e que não acesse nenhum link desconhecido.

Publicidade


A Prefeitura de Arapongas disponibiliza informações, notícias, Diário, portal da transparência, entre outros serviços no site oficial https://www.arapongas.pr.gov.br/ e também através das redes sociais oficiais, como o Facebook e também Instagram.


ENTENDA AS FAKES NEWS

Publicidade


Geralmente, as "fake news”, ou notícias falsas, são compostas por manchetes chamativas e que não possuem fatos comprovados. Essas informações acabam se espalhando rapidamente pela internet. Elas têm grande capacidade de "viralizar" - ou seja, de ampla e desenfreada divulgação – e geram dúvidas e confusão entre as pessoas. Em muitos casos, levam a consequências graves.


Existem cuidados que ajudam no combate e na identificação das "fake news”. Uma delas é, após receber uma notícia por redes sociais ou aplicativos de troca de mensagens, buscar o mesmo texto em sites e veículos de comunicação confiáveis, ou seja, oficiais.


Não compartilhe uma notícia se não tiver certeza da sua procedência. Verifique a data da publicação da notícia e certifique-se de que ela é recente.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade