A prefeitura de Curitiba estima que 30% dos motoristas curitibanos devem deixar seus carros na garagem e buscar meios alternativos de transporte, como o ônibus e a bicicleta, nesta segunda-feira, data da campanha "Dia Sem Carro".
De acordo com essa expectativa, 67 mil dos 225 mil motoristas da capital devem aderir à campanha, que mobiliza outras 2 mil cidades no mundo.
Segundo a prefeitura, a principal ação em Curitiba será a delimitação de uma área de 72 quadras do centro da cidade onde não vão circular veículos individuais durante o dia todo. São as quadras paralelas ao calçadão da Rua XV de Novembro e o entorno da Praça Tiradentes.
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Nessas ruas haverá programação recreativa, shows de música, apresentações de teatro e distribuição de mudas de plantas fitoterápicas. Nas Praças Osório, Tiradentes e Zacarias estarão montadas exposições especiais contando a história de cada uma delas.
Agentes da Diretran vão orientar os motoristas que circulam próximo às 72 quadras do bloqueio no Centro. Serão colocadas faixas em pontos estratégicos para mostrar quais são os caminhos alternativos e desvios.
Táxis, ambulâncias, carros de policiais e outros veículos de serviços de emergência terão passagem liberada. Segundo a Urbs, empresa que administra o transporte na capital, ninguém será multado, porque a adesão será "espontânea".
Alguns pontos fora do Centro também terão restrição de trânsito, nas regionais do Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo e Portão. Nessas áreas serão, no total, 14 quadras bloqueadas à passagem de carro, com atividades recreativas organizadas pelo comércio e entidades locais.
Em parceria com a Petrobrás e algumas faculdades, a prefeitura vai fazer a medição da poluição atmosférica, sonora, bandas de calor e volume veicular antes e depois de segunda-feira.
A frota de ônibus de Curitiba, que conta com 2.200 veículos, será reforçada. De acordo com a prefeitura municipal de Curitiba, o reforço inicial será de 135 ônibus, o que representa 800 viagens adicionais, concentradas nas linhas de maior movimento, principalmente as de biarticulados, interbairros e linhas convencionais e alimentadores que passam próximo a escolas e faculdades.