A Prefeitura de Curitiba multou quatro lojas do centro da cidade por poluição sonora. Além das multas, R$ 1.500,00 para cada loja, outros 20 estabelecimentos foram notificados a cumprirem o limite estabelecido pela legislação municipal, que determina um volume sonoro abaixo de 65 decibéis para a região central da cidade.
A multas e notificações foram feitas por fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal do Urbanismo, em operação concentrada durante a semana na Rua VX de Novembro e entorno. Quatro equipes percorreram a área comercial, desde as praças Osório e Rui Barbosa até a região da Catedral.
Os estabelecimentos multados e notificados usavam equipamentos sonoros com volume acima do permitido e caixas acústicas voltadas para a rua, na tentativa de chamar a atenção do consumidor. "O objetivo é mostrar aos comerciantes que a lei estabelece limites para uso de som", disse o superintendente da Secretaria do Meio Ambiente, Mário Sérgio Rasera.
Leia mais:
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Todas as lojas multadas já tinham sido orientadas anteriormente pelos fiscais sobre os limites do uso de aparelhos sonoros. Os estabelecimentos que foram somente notificados serão multados numa próxima fiscalização, caso não tenham cumprido as orientações recebidas pelos fiscais.