Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportaram um fígado, por via terrestre, na madrugada deste domingo (27) entre os municípios de Guarapuava, na região central do Paraná, e Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.
O serviço da PRF foi solicitado pela Central Estadual de Transplantes. Sob chuva e neblina, viaturas da PRF percorreram cerca de 300 quilômetros entre os hospitais São Vicente de Paulo e Angelina Caron.
O transporte teve início às 23h30 de sábado e foi concluído por volta de 3 horas da madrugada deste domingo. Estiveram envolvidas equipes dos postos São Luiz do Purunã e Guará da PRF.
Leia mais:
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
No último dia 12, a PRF já havia realizado o transporte de outros quatro órgãos humanos entre os mesmos dois hospitais. Na ocasião, três transplantes foram realizados, com êxito.
Como ser um doador de órgãos.
Mais de 95% dos transplantes no Brasil são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No país, a doação de órgãos só acontece com a autorização dos familiares. O passo principal para se tornar um doador é conversar com a família e deixar claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito.