O pouso por engano de um 'Jet Class' da Rio Sul no antigo aeroporto de Maringá vai ser investigado pela companhia. O terminal está desativado há mais de três meses, desde a inauguração do novo aeroporto. Segundo o Departamento de Aviação Civil (DAC), no Rio de Janeiro, responsável pela segurança de vôos, o caso é tratado como incidente de erro operacional e deve ser apurado por sindicância interna.
Oficiais do DAC disseram que o fato é considerado 'inédito' no País e que não há registro de pouso comercial por engano em aeroporto desativado. O caso ocorreu na quarta-feira, por volta das 13h30, quando um avião 'Jet Class', do vôo 5247, da rota São Paulo, Londrina e Maringá, pousou na pista do antigo aeroporto. Segundo testemunhas, assim que o piloto percebeu, fez um retorno em seguida a decolagem, aproveitando um trecho da pista.
O risco de um grave acidente foi o que mais chamou atenção para o caso. Moradores próximos e pessoas que estavam no antigo aeroporto levaram um susto quando viram a aeronave. Por ser feriado em Maringá, o movimento era grande no terminal desativado. Havia uma arquibancada, um caminhão, carros fazendo 'arrancadões' e pilotos treinando kart. O local foi transformado recentemente em um kartódromo para uma etapa do campeonato paranaense, realizada no fim de semana com a presença de mais de 3 mil pessoas.
* Leia mais em reportagem de Marta Medeiros na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira