Equipes da Sanepar aproveitam o feriadão do Carnaval para, mais uma vez, tentar entrar em contato com os proprietários de imóveis do litoral. Desde a última sexta-feira, cerca de 80 pessoas estão em Guaratuba e de Matinhos fazendo visitas e contato com os clientes para regularizar a ligação de esgoto.
Dependendo da situação, os técnicos orientam como fazer a ligação de esgoto; vistoriam o imóvel para verificar se ele está corretamente ligado à rede coletora; conferem se a água da chuva não é lançada na rede de esgoto; e ensinam como desativar, limpar ou construir a fossa séptica.
"São muitas as situações em que cada imóvel pode se encontrar, por isso, é fundamental que cada casa receba a visita dos técnicos da Sanepar, para garantir a despoluição das nossas praias e, assim, melhorarmos os indicadores de balneabilidade", explica o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.
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A maneira mais fácil de entrar em contato com a empresa é telefonar para o número 115, que funciona 24 horas. Apesar da campanha intensificada de convocação dos proprietários de imóveis - que a empresa desenvolve desde setembro do ano passado -, as irregularidades ainda são muito altas.
Em Guaratuba, por exemplo, onde é realizada a Operação Arrastão, dos 3.348 imóveis visitados, 993 continuam pendentes, porque o proprietário não telefonou para o 115 e as equipes não conseguiram encontrar o dono da casa. "Esses imóveis, muito provavelmente, estão lançando esgoto em canal ou rio que arrastam a poluição para a faixa de areia", enfatiza a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.
AEN