Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mortes

Segurança no trabalho é lembrada no PR

Redação - Folha News
28 abr 2005 às 10:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta quinta-feira (28) comemora-se o Dia Mundial de Manifesto pelas Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e pela Prevenção. Desde 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou este dia para lembar da importância da segurança e da saúde no trabalho.

Os dados são alarmantes. Segundo a OIT, 355 mil trabalhadores morrem por ano, vítimas do acidente de trabalho, o que representa cerca de 1000 mortes por dia. Se somadas mortes provocadas por acidentes do trabalho e doença ocupacional o número fica em torno de 1,9 milhões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Brasil, conforme dados da Previdência Social, considerando somente os trabalhadores com vinculo empregatício pela CLT, são registradas 2800 mortes por ano, 388.000 acidentes graves com afastamento temporário e 15.000 casos de incapacidades permanente para o trabalho, com custo de 24 bilhões por ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja o vídeo

Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba

Imagem de destaque
Oportunidades

Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná

Imagem de destaque
Expectativa com bons preços

Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023

Imagem de destaque
Edital Atlânticas

Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq


No Paraná, 216 trabalhadores morreram em 2003 desempenhando suas atividades. Cerca de 812 ficaram permanentemente incapacitados e mais de 3,7 mil trabalhadores receberam tratamento médico prolongado. No total, o Estado registrou mais de 30 mil acidentes.

Publicidade


Destes, 85,5% foram acidentes dentro do ambiente de trabalho, 10,9% acidentes de trajeto e 3,3% doenças de trabalho. Segundo o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, houve um aumento, com relação ao ano anterior (2002), de aproximadamente 4% no índice de acidentes de trabalho no Estado. Os dados são do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2003 (último disponível), elaborado em conjunto pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Previdência Social.


Para lembrar a data, a Fundacentro, em conjunto com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR) e as Centrais Sindicais, realizam, às 18h, no auditório do Sinduscom, ato em memória das vitimas de acidente do trabalho.


Na ocasião, será apresentada aos participantes uma peça de teatro cujo tema é a qualidade de vida. O delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, estará presente. O evento é aberto ao público. A entrada é 1Kg de alimento não perecível.

Fonte: Assessoria de Comunicação DRT/PR


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo