Integrantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) bloquearam a PR-090, no início da tarde desta quinta-feira (18), entre os municípios de Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul, no norte do Estado. Com foices e facões, eles tentaram intimidar policiais, que acompanhavam a manifestação, mas não houve confronto.
Os sem-terra protestavam contra a reintegração de posse ocorrida hoje, em cumprimento de mandado judicial expedido pela comarca de Primeiro de Maio. Cerca de 30 integrantes da Contag foram obrigados a deixar as dependências da Fazenda Maquita, na zona rural de Primeiro de Maio. Eles ocupavam a propriedade há dois meses. "Aqui foi tranquila, foi pacífica. Eles providenciaram transporte, mas o problema foi depois. Outros membros que não participavam dessa ação em Primeiro de Maio bloquearam a PR-090, em Bela Vista do Paraíso. Eles até fizeram o cerco contra policiais com uso de foice e facão, mas não chegou a ter confronto. A PM usou da diplomacia", comentou o sargento Donizete Franco.
A PR-090 foi liberada para o tráfego depois de poucos minutos. Os integrantes da Contag continuam no local e são observados por policiais.