Os servidores do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná inciaram nesta quinta-feira (1º) um manifesto silencioso por melhorias salariais e estruturais. Na maioria das Ciretrans do Estado, os funcionários fixaram uma faixa com a frase: "Detran/PR, alta arrecadação, baixa remuneração".
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran Paraná (Sisdep), Gustavo Fatori, a categoria incia neste mês um movimento para pressionar o governo por melhorias salariais e implantação de um regimento interno que garanta melhor estrutura do órgão.
Na última negociação, o governo teria se comprometido em encaminhar à Assembleia Legislativa, proposta de gratificação para os servidores e mudança de cargo de técnico administrativo para técnico de trânsito, entre outros acordos. "O encaminhamento ficou de ser feito em setembro, esperamos até novembro e nada, por isso estamos dando início ao movimento".
Leia mais:
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
Caso o governo não acene com algum acordo quanto as reivindicações, o movimento deve ser ampliado a partir de segunda-feira (5) com a implantação de uma Operação Padrão em todas as Ciretrans do Estado. "Vamos esperar uma posição até segunda-feira. Se não houver avanço nas negociações, vamos iniciar a Operação Padrão. Iremos ser mais criteriosos, mais detalhistas no nosso serviço e, provavelmente, o atendimento será mais lento", explica Fatori. As medidas foram deliberadas em assembleia geral da categoria realizada no dia 5 de novembro.
Segundo o Sisdep, atualmente há cerca de 1,5 mil servidores prestando serviços nas 101 Ciretrans em todo o Estado. Deste total, 434 ocupam cargos comissionados e cerca de 1.100 são estatutários.