Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Separe a japona

Simepar prevê inverno gelado e seco, com muito nevoeiro e alguns veranicos para o PR

Redação Bonde com AEN-PR
18 jun 2021 às 11:10
- Ricardo Chicarelli/Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O inverno começa às 0h32 de segunda-feira (21 de junho) e termina à 16h21 do dia 22 de setembro. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), no primeiro dia, as nuvens encobrem parcialmente as regiões Norte e Noroeste.


Chuvas chegam a partir da tarde no Litoral, na Capital e nas regiões Central, Sul, Oeste e Sudoeste. O sol brilha no Norte Pioneiro e o clima será nublado em Guaíra e Campos Gerais. A mínima prevista é de 8 ºC em União da Vitória. A máxima deve atingir 26 ºC em Paranavaí e Jacarezinho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Londrina, a amplitude térmica (diferença entre máximas e mínimas), característica do outono, já não é observada nesta sexta-feira (18). Veja a previsão para o fim de semana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Início das obras

Pista da 445 em Tamarana será bloqueada a partir de segunda para obras de viaduto

Imagem de destaque
Carros descobertos

Justiça manda retirar veículos do pátio da delegacia de Palmital para evitar dengue

Imagem de destaque
Em Curitiba

Homem que cortou corda de trabalhador ameaçou funcionários no prédio no PR

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana


Nos próximos dias, as temperaturas caem. As médias mínimas da estação giram em torno de 10° C. "Para este inverno são esperadas ondas de ar frio e seco”, observa o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Publicidade


O pesquisador alerta para frio intenso durante vários dias consecutivos e até possível formação de geada. Podem ocorrer alguns veranicos (períodos de tempo seco e quente mais frequentes) a partir da segunda quinzena de agosto.


A temperatura média deve seguir o padrão invernal, exceto nos extremos Oeste e Norte, com picos mais quentes: "Na fronteira com o Paraguai e nas divisas com Mato Grosso do Sul e São Paulo as temperaturas devem variar de próximas a ligeiramente acima da normal climatológica”, afirma o meteorologista.

Publicidade


O cenário climático indica que o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade, à exceção do Litoral, dentro do habitual. O Paraná já vive um cenário de emergência hídrica e rodízios de abastecimento.


Os fenômenos El Niño e La Niña não se manifestarão neste inverno. Após influenciar o clima nos últimos meses no Paraná, La Niña dissipou-se sobre o Oceano Pacífico Equatorial. Alguns modelos meteorológicos preveem um repique com fraca intensidade na primavera e no início do verão.

Publicidade


Estação: Julho e agosto são os meses mais secos do ano no Paraná. A partir da segunda quinzena de setembro, começam as alterações no regime de chuvas típico de inverno, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade causado pelo aquecimento mais acentuado da atmosfera entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai.


A estação caracteriza-se ainda pelo ingresso de massas de ar frio e seco no território paranaense, causando quedas bruscas nas temperaturas num intervalo entre 24 e 48 horas. Associado a massas de ar de origem polar, o frio intenso favorece a formação de geadas em boa parte do Estado. Nevoeiros também são comuns.

Publicidade


Agrometeorologia: Segundo a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR Paraná), Heverly Morais, são sensíveis às baixas temperaturas e vulneráveis às geadas as mudas em viveiros e as lavouras de café com até dois anos, bem como as frutíferas tropicais recém-plantadas e as hortaliças, que têm ciclo curto.


Embora o cultivo dos cereais de inverno esteja sendo favorecido pelas condições meteorológicas, a estiagem do outono prejudicou as lavouras de trigo e cevada semeadas em abril. "O desenvolvimento normal dessas plantações pode ser afetado em caso de geadas tardias durante as fases de florescimento e espigamento”, explica a pesquisadora. A seca deve causar perdas na produtividade do milho safrinha, a ser colhida em julho.


Em caso de geada prevista com impacto em culturas sensíveis a baixas temperaturas, o IDR Paraná orienta os agricultores a adotarem medidas para prevenir ou reduzir danos às lavouras. O risco climático é observado nas regiões mais altas do Estado: Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e Sul da Região Metropolitana de Curitiba.

Até o final do inverno, o Simepar emite as previsões para todas as regiões por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte - com antecedência de 72, 48 e 24 horas. O serviço Alerta Geada tem espaço dedicado na página do Simepar e envia mensagens a usuários cadastrados por meio do aplicativo WhatsApp. Interessados devem inserir o número (43) 3376-2248 nos contatos e enviar a seguinte mensagem: "Quero receber o Alerta Geada”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade