O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (Simec) denunciou descaso da montadora Volkswagen/Audi, em São José dos Pinhais. De acordo com o Simec, a fábrica - que conta com 2.800 funcionários - não está atendendo 80 pessoas que apresentaram a doença de trabalho conhecida como LER - Lesão por Esforço Repetitivo.
Em 1999 um caso parecido aconteceu com a montadora francesa Renault, também em São José dos Pinhais, quando várias pessoas também apresentaram sinais de doenças de trabalho. Na época, a Renault robotizou alguns serviços e modificou equipamentos para evitar problemas semelhantes. No entanto, os doentes foram demitidos e agora brigam na Justiça pela reintegração na fábrica. A direção de Recursos Humanos da Renault negou o caso e afirmou que vai realizar uma audiência com o sindicato para reavaliar a situação dos operários demitidos.
A Audi, em nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa, afirmou que não vai comentar o caso até o próximo dia 16, quando deve realizar audiência pública na Procuradoria Regional do Trabalho para esclarecer e discutir a denúncia do sindicato.