Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
O frio está voltando...

Temperaturas despencam e Londrina deve ter mínima de 7ºC no fim de semana

Redação Bonde com AEN
27 jun 2024 às 13:45
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os próximos dias serão de bastante frio, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). 


De sábado (29) até a terça-feira (2), a temperatura média em todo o Estado ficará abaixo dos 10°C, com valores ainda menores nos municípios do Sul, como Palmas e General Carneiro, que podem registrar mínimas de até -2°C no domingo (30).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Até mesmo regiões com clima mais ameno sentirão o reflexo da primeira onda mais forte de frio do inverno. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Estado de Alerta

Paraná atinge momento mais crítico para queimadas florestais

Imagem de destaque
Tempo seco no Paraná

Saúde reforça cuidados necessários com as crianças em período de estiagem

Imagem de destaque
10 milhões de consumidores

Nota Paraná libera R$ 27,7 milhões em créditos de ICMS nesta terça-feira

Imagem de destaque
queda de -0,60%

Preços de alimentos e bebidas no Paraná têm 2ª queda consecutiva em agosto


Em Londrina, Maringá e nos municípios do Litoral como Morretes e Matinhos, por exemplo, as temperaturas mínimas ficarão em torno de 7°C. Já Curitiba registrará um valor mínimo de 1°C no domingo, com sensação térmica ainda menor por causa do vento.

Publicidade


O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib explica que essa mudança brusca de temperatura é decorrente da entrada de uma massa de ar frio na região do Paraná a partir desta sexta-feira (28).


Publicidade

“É uma massa de ar de origem polar, que vem do extremo sul do continente. A frente fria virá acompanhada de chuva, vento e raios e, na sequência, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado vai provocar uma diminuição das temperaturas em todas as regiões paranaenses”, explica Kneib.


Publicidade

Outra consequência do tempo frio são as geadas. Nas regiões Sul e Sudoeste, que concentram as menores temperaturas, o fenômeno poderá ocorrer com intensidade forte no fim de semana. Já na Região Metropolitana de Curitiba, a geada será um pouco mais branda, com concentração em municípios como Colombo e Araucária.


“As temperaturas permanecem baixas mesmo durante a parte da tarde, quando o sol estiver mais forte. Em cidades como Curitiba e União da Vitória, a temperatura não passará dos 12°C, e em Guarapuava, a máxima será de 14ºC”, afirma Kneib.

Publicidade


INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL


No site do Simepar estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Pode ser consultada a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná. 

Publicidade


Também podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Previsões são divulgadas diariamente no podcast Simepar Informa.


O Simepar disponibiliza também, até o final do inverno, previsões de geadas para todas as regiões por categorias de intensidade (fraca, moderada ou forte) com antecedência de até 72 horas. Avisos são lançados no serviço Alerta Geada, mantido em parceria com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).


Imagem
Entidades do agronegócio criticam atraso no lançamento do Plano Safra
O adiamento em uma semana do lançamento do Plano Safra 2024/2025 gerou insegurança entre algumas entidades do setor agropecuário no Paraná.


Imagem
Praça Tomi Nakagawa acumula lixo, vandalismo e abandono no Centro de Londrina
Construída para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil, a praça Tomi Nakagawa, no centro de Londrina, se transformou num verdadeiro “presente de grego”.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade