Desde o início da Operação Viva o Verão, em 19 de dezembro, oito pessoas morreram afogadas no mar e em rios da região litorânea do Paraná. Duas mortes aconteceram na Praia Mansa em Caiobá, uma na baía de Guaratuba e uma no balneário Canoas em Pontal do Paraná. Outras quatro mortes foram registradas em rios da região. O Corpo de Bombeiros já realizou o salvamento de 459 banhistas e outros 47 mil foram advertidos por estarem em locais de risco.
A última morte aconteceu terça-feira à tarde. Maicon William Valentin, de 17 anos, se afogou no balneário Canoas, quando teria sido arrastados por uma corrente de retorno. A vítima teria afundado e desaparecido. O corpo só foi encontrado na manhã desta quarta-feira, no balneário Costa Azul, 6 km ao sul do local do afogamento.
De acordo com o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros, é importante que os banhistas não descuidem da segurança em qualquer local, mas principalmente no mar. "Sempre alertamos que água no umbigo é sinal de perigo", advertiu o tenente.