A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira (26). Até o momento foram vacinadas em todo o Estado 776.243 crianças, atingindo um percentual de 86,31%, o segundo melhor do país, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde.
De acordo com o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, com a prorrogação da vacinação até esta sexta-feira as regionais de saúde conseguirão alcançar a meta do Ministério da Saúde, que é de 95% de crianças imunizadas.
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, que atinge apenas o ser humano. Ela é causada pelo poliovírus em um dos seus subtipos, 1, 2 ou 3, e é transmitida de pessoa para pessoa.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A doença, que ataca cerca de uma em cada 200 pessoas, se caracteriza por paralisia flácida de início repentino, apresentando os sinais de sete a 21 dias após a infecção. Acomete, em geral, os membros inferiores, tendo como principal característica flacidez muscular, deficiência motora e febre. Entre 5% e 10% das pessoas evoluem para a morte por asfixia, causada pela paralisação dos músculos respiratórios.
A conscientização dos pais ou responsáveis à vacinação das crianças é o mais importante.