Gravações divulgadas na internet mostram o diálogo entre a torre de controle do aeroporto Governador José Richa, em Londrina, e o piloto da aeronave Embraer 820 PT-EFQ Antônio Viçoti, antes da queda.
Em determinado momento (4 min), o controlador de tráfego aéreo pergunta a qual distância a aeronave estava de Londrina. "EFQ, sua distância agora de Londrina?". "9 milhas (aproximadamente 14,4 km)", responde Viçoni. O controlador corrige a informação a seguir. "EFQ negativo, avistamos o senhor na nossa visualização (radar) a aproximadamente 13 milhas (cerca de 20,9 km).
Depois, o funcionário orienta o piloto a ingressar na perna contra o vento da pista 13, descendo para altitude de tráfego. Num primeiro momento ele alerta que o pouso direto não estava autorizado para não atrapalhar um avião da Azul que também se aproximava e tinha prioridade para aterrissar.
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Viçoni responde que está ciente e diz: "Vamos ingressar para a direita pra perna do vento pela direita". O controlador corrige o piloto novamente e diz que ele deveria ingressar na perna contra o vento da pista 13. Em aviação, a perna contra o vento significa a trajetória de voo paralela à pista em uso, no sentido do pouso. O comandante responde que entendeu: "Afirmativo".
Logo a seguir, o controlador solicita que a aeronave da Azul aguarde, mesmo tendo prioridade. Tudo indica que, nesse momento, a torre já havia recebido o aviso de emergência (ouça aos 4min59s), no entanto, nessas gravações, a voz de Viçoni não aparece. Após isso, o operador tenta contato diversas vezes com Viçoni, afirma que o pouso está autorizado, mas não ouve resposta. A torre de controle Londrina comunica, então, ter avistado uma explosão e pede auxílio para piloto da Azul, perguntando se há algum ponto de fumaça. "Negativo", responde ele.
O último reporte da aeronave que caiu foi a aproximadamente 4,8 km do aeroporto, informa a funcionária ao piloto da Azul. Ela ainda diz que aeronave não foi avistada pela torre nem pelo equipamento de repetição do radar. Em seguida, a torre de controle confirma a queda do avião.
A reportagem do Portal Bonde contatou especialistas e aguarda parecer técnico sobre os diálogos.
Uma equipe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) esteve no local do acidente na tarde desta segunda para fazer levantamentos e colher partes da aeronave.