A Secretaria da Saúde do Paraná prorrogou até dia 20 de junho a campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Estado. Serão enviadas mais doses da vacina às Regionais de Saúde que necessitarem de reposição.
Das 22 regionais do Paraná, 12 atingiram a meta mínima de 95%. A média estadual foi de 91,5%, o que equivale a aplicação da vacina em 875.440 das 920 mil crianças menores de cinco anos. Nos últimos cinco anos o Estado, no dia da vacinação, tem atingido a média de 90% de cobertura. "A prorrogação da vacinação é para que tenhamos uma cobertura de 100% das crianças em todo Estado", disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
Crianças menores de cinco anos que não foram vacinadas no último sábado podem ser levadas a qualquer posto de saúde durante toda essa semana.
As regionais com maior número de crianças vacinadas foram a 21ª, de Telêmaco Borba, e a 18ª, de Cornélio Procópio, ambas com 100%, e a 6ª, de União da Vitória, com 98,5%. A que atingiu o menor número de crianças vacinadas foi a 9ª, de Foz do Iguaçu, com 77,1%.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Desde 1980 é aplicada no Estado a vacina contra pólio para crianças menores de cinco anos. O último caso registrado foi em 1986, em Campo Largo. No Brasil, o último caso foi em 1989, na Paraíba.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é feita todos os anos no Brasil para garantir que o vírus trazido de regiões que ainda possuem a doença, como Ásia e África, não volte a contaminar as pessoas no país.