Motoristas de carros estacionados sem credencial em vagas exclusivas para idosos, pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção estão, a partir de agora, sujeitos a multa e remoção do veículo. Curitiba tem atualmente em torno de 7 mil pessoas credenciadas para uso das vagas especiais de estacionamento. O uso da credencial começou a ser fiscalizado nesta segunda-feira (1).
A credencial é obrigatória tanto em áreas privadas - como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo - quanto em área pública, desde que esses locais estejam devidamente sinalizados de acordo com os padrões do Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito.
O credenciamento para uso das vagas especiais é feito pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A com data e hora previamente agendados. Quem tem direito à credencial deve entrar no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), clicando no banner Credenciamento de Vagas Especiais. A credencial vale apenas para moradores de Curitiba.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Multa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o uso de vaga especial sem credencial é infração sujeita a multa - atualmente em R$ 53,20 - três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo. A fiscalização é feita por agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs.