O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte Coletivo de Curitiba, vereador Bruno Pessuti (PSC), pediu às empresas de ônibus da cidade que apresentem um balanço contábil dos anos de 2010, 2011 e 2012. O pedido deve ser votado na CPI na próxima quinta-feira (25), na nova reunião semanal.
Na reunião do dia 18, o representante do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp), Antônio Vellozo, afirmou que as empresas estão com prejuízos financeiros para a operação do sistema de transporte.
Segundo o vereador, o balanço contábil é necessário "para verificar despesas e receitas" das empresas. "Elas têm um lucro de R$ 0,69 centavos por quilômetro rodado e dizem que ainda têm prejuízos", aponta.
Parte da verba paga pela Urbs (Urbanização de Curitiba) às empresas de ônibus, segundo o vereador, é usada para cobrir o que é chamado de "quilometragem ociosa". Pessuti explica que, do total de quilômetros rodados pelos ônibus, 6% são de distâncias entre a garagem e o ponto inicial da viagem.
"Esses 6% geram custos e a Urbs paga esses custos que incidem no lucro de R$ 0,69 por quilômetro rodado. A meu ver, isso não deveria incidir no lucro, mas a Urbs poderia pagar a parte para diminuir o lucro e reduzir o valor da tarifa", analisa o vereador.