Pelo menos metade das ligações recebidas pela Polícia Militar até agora, na Operação Verão no litoral, não passam de brincadeira. Só em Matinhos, das cerca de 250 chamadas recebidas diariamente durante os dias de semana pelo telefone 190, uma média de 120 a 130 são trotes.
No atendimento telefônico do Corpo de Bombeiros, acessado no litoral pelo número 193, não é diferente. Conforme o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, oficial de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, a média de trotes é parecida com a da Polícia Militar.
Em Matinhos, o Corpo de Bombeiros recebe diariamente uma média de 300 ligações, das quais 157 são pessoas que utilizam inadequadamente o serviço.
Ele lembrou ainda que este tipo de atitude é uma contravenção penal e quem for pego fazendo uma comunicação falsa de uma ocorrência arcará com as conseqüências legais: multa e penas impostas pelo juiz.
Leia mais:
Homem é detido pela Polícia Ambiental por pescar peixe dourado no rio Ivaí
Homem é preso em Londrina após assassinar a ex-sogra e portar arma ilegal
Médico é preso suspeito de espancar e matar a própria mãe em Ponta Grossa
Homem é preso com 10 quilos de maconha após perseguição no Norte Pioneiro
Telefones importantes – A Polícia Militar tem ainda outros telefones disponíveis principalmente para receber denúncias. São os números do Batalhão Florestal (41-423-6858) e do Batalhão Rodoviário (1551).
Estes dois números podem ser acessados pela população para a comunicação de qualquer irregularidade, seja em relação a crimes ambientais ou qualquer outro tipo de delito. Fora de Curitiba, os bombeiros e Siate são acionados pelo número 193 e a Polícia Militar, pelo 190. Na capital, os dois serviços respondem pelo 190.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)