O secretário da Segurança Pública José Tavares determinou a transferência do delegado titular de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, Rogério Haisi. Ele será transferido para a delegacia de Piraquara, também na região metropolitana. Em seu lugar assume o delegado Joel Bino de Oliveira, antes lotado na delegacia de Araucária.
A determinação aconteceu um dia depois de ter sido anunciada a prisão preventiva de 11 pessoas, acusadas de envolvimento no assassinato de 12 mulheres na região. Duas delas, funcionários da delegacia de Almirante Tamandaré. Para o secretário, a atitude de Haisi foi ''no mínimo, um caso de omissão''.
Ele afirmou que o caso será apurado com rigor pela Polícia Civil. Para o delegado-geral da PC, a transferência do delegado Haisi não tem ligação com o crime organizado da região. ''Ele já estava há dois anos na delegacia. É uma reciclagem'', disse.
Leia mais:
Homem perde parte da orelha em briga generalizada no centro de Arapongas
Moradores da zona rural de Arapongas são vítimas de sequestro relâmpago
Mulher morre após carro cair em buraco escondido na BR-369, em Cornélio Procópio
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
Há dois anos, 18 mulheres desapareceram no município, 12 delas foram encontradas mortas. A delegada Vanessa Alice, designada para cuidar do caso, atribui a autoria dos assassinatos a uma quadrilha organizada, envolvida em crimes como desmanches, roubo, homicídios, tráfico de drogas e armas. Nesta quinta-feira, a delegada pediu a prisão de 31 pessoas, 17 foram acatatadas. O resultado foi a prisão de 11 pessoas, entre elas, nove policiais militares.
Nesta sexta, foi decretada a prisão preventiva de mais uma pessoa, Paulo César Rodrigues, que já se encontra detido, acusado de assaltar a empresa Ouro Fino. A delegada disse que mais prisões devem ser efetuadas nas próximas horas. Ela não quis comentar a transferência do delegado Rogério Haisi.
Procurado pela reportagem, o delegado disse que ainda não havia sido comunicado oficialmente da transferência. Iria aguardar que isso acontecesse para comentar o assunto. Ele informou que uma das duas mulheres que desapareceram nas últimas duas semanas foi encontrada. Simone da Silva, de 17 anos, desaparecida da região desde sábado, está em Joinville (SC). Ela teria viajado com o namorado depois de uma briga com a ex-mulher dele.