Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Operação Opus Novum

Em Cambé, Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra acusados de fraude no INSS

Redação Bonde com Polícia Federal
09 out 2024 às 08:30

Compartilhar notícia

- Divulgação/PF
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (9), três mandados de busca e apreensão no município de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), em função de mandados emitidos pela 3ª Vara Federal de Maringá para dar início à operação Opus Novum.


Com apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do MPS (Ministério da Previdência Social), a investigação, que teve início neste ano, foi motivada por indícios de fraudes apresentados pela Gerência do INSS em Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As denúncias apontavam a participação de uma servidora do órgão em um esquema criminoso que visava a obtenção de benefícios de salário-maternidade de forma ilegal, com inserção de dados falsos nos sistemas do INSS e/ou o simples desrespeito aos requisitos mínimos para o benefício, com sua implantação indevida. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Vítima teve ferimentos na cabeça

Homem é preso em flagrante acusado de agredir e roubar bolsa de idosa em Arapongas

Imagem de destaque
Três suspeitos

Polícia Militar prende na região de Apucarana quadrilha acusada de furtar gado

Imagem de destaque
Após cinco dias interditada

Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava

Imagem de destaque
Crime ocorreu em SP

Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM


A citada funcionária ainda era auxiliada por familiares, que constituíram empresas usadas para aliciar seguradas em todo o território nacional.

Publicidade


De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência do MPS, foram identificados prejuízos de mais de R$ 286 mil, tendo em conta somente 50 processos de benefícios analisados como paradigmas.


Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, advocacia administrativa e organização criminosa, com penas máximas que, somadas, podem chegar a mais de quatorze anos de reclusão.

Publicidade


Imagem
Com entrega prevista para esta terça, reforma do posto de saúde de Irerê tem novo atraso
Com entrega prevista para esta terça-feira (8), a reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do distrito de Irerê, na zona sul de Londrina, ainda tem cerca de 60% dos serviços para serem executados


OPERAÇÃO OPUS NOVUM


A expressão “Opus Novum”, do latim "trabalho novo" ou "ocupação nova", denominou a operação porque seus investigados mudaram de ramo de atividade desde a época em que intermediavam os benefícios ilegais, tendo inclusive dois deles migrado para o exterior. 


A servidora pública que operava o esquema, inclusive, atualmente trabalha em um setor diferente daquele que ocupava quando praticou as ilegalidades.


Imagem
Nova Câmara de Londrina segue de direita, mas vereadores têm bandeiras próprias
A formação da Câmara de Vereadores de Londrina eleita no último domingo tem um perfil de direita muito mais acentuado que o
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo