A Polícia Militar do Norte Pioneiro alerta a população idosa para golpes da aposentadoria, recadastramentos em bancos e cartões de créditos. Recentemente integrantes do 2º Batalhão identificaram uma mulher suspeita de aplicar golpe em um idoso de 72 anos, em Carlópolis (80 km ao sul de Jacarezinho). Através de sua assinatura, ela fez diversas compras com cheques sem fundo.
De acordo com o soldado Carlos Eduardo Sauersapf, o idoso foi até o destacamento da PM e contou que no final de semana iria comprar uma TV, mas não conseguiu porque seu CPF estava bloqueado por causa de contas pendentes. "Ao ser perguntado sobre o motivo, ele disse que há dois meses havia assinado uma declaração para ajudar uma vizinha e, que por analfabeto, não tomou conhecimento do que se tratava, porém a mulher teria dito que ela tinha problemas de saúde e ajudaria a provar isso, com a assinatura dele", contou.
O idoso informou à polícia que não realizava operações financeiras e não possuía conta em nenhum banco. "Porém as agências consultadas o informaram que havia uma mulher que possuía uma procuração dando poderes a ela de efetuar compras em seu nome. Com as informações necessárias a polícia conseguiu identifica-lá e está em seu encalço", disse.