Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crime

Rede de contrabando é desfeita em Foz

Redação - Folha de Londrina
28 mai 2003 às 20:38

Compartilhar notícia

Operação da Polícia Federal e Receita Federal resultou na prisão de 11 pessoas - Ag Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma operação da Polícia Federal e Receita Federal prendeu 11 pessoas acusadas de pertencer a uma quadrilha de contrabando de cigarro e fraude fiscal praticada em Foz do Iguaçu, com ramificação em cidades de dois outros Estados. Oito pessoas foram presas na fronteira, duas no Rio Grande do Sul e uma no Rio de Janeiro.

Elas são acusadas de remessas fraudulentas de fumo para abastecer fábricas de cigarros no Paraguai (o país vizinho tem 36) e de simular exportações de produtos, entre eles alimentos, bebidas, artigos de higiene, armarinhos e peças para veículos. Os envios eram feitos por exportadoras, a maioria situada em Foz do Iguaçu e região.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As empresas, que gozavam de incentivos fiscais destinados à exportação, no entanto, não remetiam as mercadorias ao estrangeiro. Os produtos eram comercializadas no mercado interno sem o pagamento dos impostos. Os órgãos federais não têm uma dimensão exata do prejuízo aos cofres públicos, porém calculam um rombo aproximado de R$ 1,5 milhão em sonegação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Parceria entre 26 estados

PCPR prende 134 pessoas em operação nacional contra a exploração e abuso infantil

Imagem de destaque
Maior apreensão do ano

PCPR e PMPR localizam 681 quilos de cocaína em Piraquara

Imagem de destaque
Empresário foi morto

Celulares de delator do PCC foram resetados após apreensão pela polícia em 2022

Imagem de destaque
Preso em Diamante do Sul

Homem condenado por matar a esposa é preso 24 anos após o crime no Paraná


O esquema foi descoberto depois de seis meses de investigação dos serviços de inteligência da Receita Federal e Polícia Federal. Acionada, a Justiça Federal emitiu mandados de busca e apreensão e prisão preventiva, que foram executados ontem pelos agentes e fiscais durante a Operação Ubatuba (nome de uma das firmas envolvidas).

Publicidade


Segundo o delegado-chefe da PF em Foz, Joaquim Claudio Figueiredo Mesquita, o esquema criminoso contava com a participação de empresas exportadoras de Foz, empresas do setor de fumo de Santa Cruz do Sul e Sobradinho, interior do Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, o grupo tinha braços no Aeroporto do Galeão e Porto de Sepetiba.


Além das prisões de cinco sócios e seis funcionários das exportadoras, a polícia apreendeu quatro veículos, 110 caixas de fumo, computadores e documentos. Os suspeitos serão indiciados por sonegação fiscal, contrabando, descaminho, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. ''Vamos apresentar os inquéritos à Justiça para eles serem processados'', disse Mesquita.

Em Foz foram presos Roque Pandolfo, dono da Ubatuba e apontado como líder da quadrilha, segundo a polícia, além de José Luis do Nascimento, Lenil Farias Filho, Walmor Antonio Marchiotti, Edlani Donã, Valdemir Donã Júnior, Itamar Madureira e Argeu Morara. Em Sobradinho, Roy Daniel Paichmann e Martinho Licélio Luchesi. No Rio de Janeiro, André Luis Costa Vianna, funcionário de uma companhia aérea.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo