Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Renovação

Assembléia paranaense terá 24 novos deputados

Redação - Folha de Londrina
07 out 2002 às 20:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A renovação na Assembléia Legislativa do Estado será 44%. Ou seja, 24 dos 54 deputados estaduais não conseguiram se reeleger nas eleições de 6 de outubro. A renovação foi bem maior do que o esperado pelo próprio presidente da Casa, Hermas Brandão (PSDB).

Entre os que não se reelegeram: Basílio Zanusso (PFL), Luiz Carlos Zuk (PDT), Waldyr Pugliesi (PMDB), Ricardo Maia (PSDB), César Seleme (PPB), Luiz Fernandes Litro (PSDB), Antonio Anibelli (PMDB), Sérgio Spada (PSDB), Edno Guimarães (PSDB), Ademir Bier (PMDB), Luiz Carlos Alborghetti (PTB), Ricardo Chab (PMDB), Algaci Túlio (PSDB), Eli Ghellere (PDT), Moysés Leônidas (PPB), Serafina Carrilho (PL) e Antonio Carlos Belinati (PSL). O suplente do deputado Tiago Amorin (PTB), assassinado no final do ano passado, Fernando Guimarães, do PSC, foi outro que não conseguiu votos suficientes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Orlando Pessuti (PMDB), Hidekazu Takayma (PTB), Irineo Colombo (PT), Tony Garcia (PPB), Cezar Silvestri (PPS) e Divanir Braz Palma (PFL) também não voltam para a Assembléia. Pessuti é vice na chapa de Roberto Requião (PMDB). Takayama, Silvestri e Colombo elegeram-se deputados federais. Tony Garcia foi derrotado na disputa ao Senado. E Braz Palma não era candidato.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta segunda

Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina

Imagem de destaque
Londrina

Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'

Imagem de destaque
Prisão especial de militares

Moraes autoriza transferência para Brasília de general e tenente-coronel presos por trama golpista

Imagem de destaque
Investimento na cultura

Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal


No processo de renovação, houve surpresas. Deputados como Túlio, Chab e Alborghetti, que integravam a bancada da latinha por serem radialistas e que normalmente obtinham votações tranquilas, não conseguiram se reeleger. Curiosamente, no caso de Túlio e Chab, ambos votaram contra a venda da Copel, no ano passado -uma grande bandeira da oposição, que apostava conseguir muitos votos com isso.


Na avaliação de Hermas Brandão, o que pesou nas mudanças foi a expressiva votação alcançada por Ratinho Júnior (PSB), o filho do apresentador Ratinho, que somou 189,6 mil votos. O crescimento do PT também teve influência. Segundo ele, Ratinho comprometeu a reeleição de quatro ou cinco deputados.

» Confira a lista completa dos deputados estaduais eleitos no Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo