Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Assembléia retoma primeira versão da CPI da Telefonia

Maria Duarte - Folha do Paraná
15 out 2001 às 19:17

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Assembléia Legislativa retoma nesta terça-feira a primeira versão da CPI da Telefonia, cancelada pelo Tribunal de Justiça (TJ), por 90 dias, em 18 de junho. O presidente da comissão, deputado Tony Garcia (PPB), decidiu fazer novas intimações porque o prazo expirou e o TJ ainda não julgou o mérito da questão. O caso foi encaminhado à Procuradoria do Ministério Público, para receber parecer, e ainda não retornou aos desembargadores.

A Justiça entendeu que a Comissão Parlamentar de Inquérito teve vícios de origem na sua criação, além de ter desviado o objeto de investigações. Os deputados investigavam um suposto esquema de escutas ilegais no Palácio Iguaçu e irregularidades nas cobranças das contas telefônicas. O governo nega que tenha feito grampos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Garcia pretende continuar as investigações sobre esse caso. Os deputados também voltarão a apurar reclamações de usuários, sobre cobranças indevidas por parte das operadoras. Dias após o cancelamento da versão original da comissão, a mesa executiva da Casa criou uma segunda CPI, focando as investigações em grampos que teriam sido feitos pelo Banco HSBC no Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e nas reclamações de usuários. O banco nega que tenha feito escutas ilegais. A segunda CPI também foi cancelada (no dia 1º de outubro), por 90 dias, sob a mesma alegação. As duas ações foram impetradas pela Telepar Brasil Telecom, que está sendo investigada pela CPI.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Os depoimentos começam às 9h30, no Plenarinho da Assembléia. Foi intimado o presidente da operadora de telefonia fixa GVT, Márcio Kaiser. Foram convidados ainda a diretora da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Tereza Fiakoski, e o coronel da reserva Sérgio Malucelli.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo