Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Câmara adia a queda no repasse do FPM aos municípios

Maria Duarte - Folha do Paraná
21 fev 2001 às 10:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara Federal aprovou ontem, por 355 votos contra 1, o projeto do senador Osmar Dias (PSDB-PR) que adia a queda do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O projeto já passou pelo Senado e será encaminhado para sanção do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A aprovação da matéria beneficia 178 dos 399 municípios paranaenses.

O projeto de lei prorroga por cinco anos a aplicação da lei complementar 91, de dezembro de 1987, que fixa o coeficiente de distribuição do FPM com base na população do município. A lei afeta os municípios tiveram a população reduzida e estão vendo os recursos diminuírem. No caso de municípios pequenos, o FPM é a principal fonte de receita. A lei prevê a aplicação gradativa do redutor, em cinco anos. O projeto do senador dobra esse prazo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Levantamento da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) revela que com a lei 178 municípios paranaenses perdem recursos, 199 permanecem com os repasses inalterados e apenas 22 saem ganhando. O projeto de lei de Osmar Dias não altera o volume de recursos, apenas prorroga o prazo para redução.

Leia mais:

Imagem de destaque
11 votos contrários

Vereadores de Londrina rejeitam projeto de lei que autorizava troca de imóveis para sede da Codel e Ippul

Imagem de destaque
Marco Civil da Internet

STF retoma julgamento que pode punir redes sociais por conteúdos de usuários

Imagem de destaque
Nova proposta

Entenda o caminho do pacote de corte de gastos no Congresso

Imagem de destaque
Efeito suspensivo

TikTok entra com recurso e adia decisão sobre obrigatoriedade de cadastro


O presidente da AMP, Sérgio Steptjuk, alertava que sem a aprovação do projeto a maioria dos pequenos municípios corre o risco de quebrar. Os prefeitos pressionaram a Câmara para que votasse o projeto. O relator, Osmar Serraglio (PMDB), destacou que foi a primeira lei aprovada na gestão Aécio Neves (PSDB-MG).

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) comemorou a aprovação da matéria. "Foi uma vitória para os prefeitos", comentou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo