Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tecnologia

Câmara aprova projeto do Marco Legal da Inteligência Artificial

Redação Bonde
29 set 2021 às 18:53
- Najara Araujo/Câmara dos Deputados
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (30) o projeto de Lei 21/20, que cria o Marco Legal para desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial no Brasil.  A autoria do projeto é do deputado Paulo Bismarck (PDT-CE) e o substitutivo ao texto foi apresentado pela deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR), que em seu parecer afirmou que a medida proporciona um marco para o desenvolvimento da tecnologia e economia brasileira. 


O texto-base foi aprovado com 413 votos favoráveis e 15 contrários. Para passar a valer, a matéria ainda precisa ser aprovado pelo Senado, onde a votação ainda não está marcada.  “A partir dessa aprovação, a Câmara dos Deputados vai dar ética e transparência para quem usa, regras claras para quem fiscaliza e segurança jurídica para quem inova”, afirmou a relatora da proposta, em plenário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O texto foi aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia, e chegou ao plenário da Casa após uma série de reuniões realizadas com entidades ligadas ao setor. Na terça-feira (28), entidades do produtivo de tecnologia encaminharam um manifesto à Câmara dos Deputados defendendo a imediata aprovação do PL 21/20. 

Leia mais:

Imagem de destaque
'Bluesky'

Lula adere a rede rival de Musk após movimento da esquerda contra X

Imagem de destaque
Briga de engravatados

Após ser chamado de ‘incompetente’ na ExpoLondrina, ministro de Lula reage

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento

Imagem de destaque

Presidente Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos


 “O rápido avanço da tecnologia e seus impactos na sociedade exigem peças legislativas à altura e que propiciem ferramentas rápidas e eficazes para a garantia do estímulo à inovação”, afirma o manifesto.


Em defensa ao projeto, Luísa afirmou que a tecnologia está em seu estágio inicial de desenvolvimento, por isso é necessário mitigar riscos sem engessar a inovação e sem limitar o potencial da inteligência artificial. 


“Sistemas de inteligência artificial são representações tecnológicas oriundas do campo da informática e da ciência da computação, competindo privativamente à União legislar e normatizar a matéria para a promoção de uniformidade legal em todo o território nacional”, afirmou a relatora, que complementou: “Sem dúvida essa é uma das matérias mais importantes que discutiremos na Câmara dos Deputados nesta legislatura”. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade