Os chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e do Chile, Alfredo Moreno, felicitaram o presidente venezuelano Hugo Chávez nesta segunda-feira, pela terceira reeleição.
Segundo Patriota, a votação no país vizinho é um momento de celebração da democracia. Ele elogiou a tranquilidade e a liberdade do processo eleitoral, e lamentou os episódios isolados de violência."O importante é a suavidade do processo e o reconhecimento sem qualquer questionamento", disse Patriota acompanhado do chanceler chileno, que está em visita ao Brasil, numa alusão a forma como o opositor Henrique Capriles aceitou a derrota nas urnas. Patriota disse ainda que telefonou para o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, para parabenizá-lo pelo resultado.
Já Moreno destacou o exercício democrático 'impecável' na Venezuela, que representa um novo passo em direção à democracia na América Latina. "A democracia é o melhor sistema criado para dirigir os países", disse o ministro chileno.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Patriota e Moreno fizeram estas declarações durante a inauguração de um seminário sobre as relações bilaterais entre Brasil e Chile, que ocorre no Rio de Janeiro.