O presidente da Câmara Municipal de Londrina, Rony Alves (PTB), informou durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (7) que a Comissão de Ética da Casa vai avaliar a conduta do vereador Gaúcho Tamarrado (PDT), que não participou da sessão da última terça-feira (5) mas venceu uma partida no torneio Bilhar Show no mesmo dia. Tamarrado pediu afastamento das funções no Legislativo por causa de uma cirurgia nos olhos.
Os jogos começam por volta das 19h nas terças-feiras, horário em que as sessões da Câmara ainda podem estar em andamento. Alves afirmou que o assunto será encaminhado para que a Procuradoria da Casa se posicione juridicamente sobre o caso.
O vereador foi flagrado pela reportagem da Folha de Londrina durante a disputa do torneio.
Leia mais:
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
CCJ aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
"Também vou solicitar o encaminhamento para a Comissão de Ética para analisar e decidir se cabe alguma punição para o vereador", afirmou o presidente da Casa.
Tamarrado declarou que a ausência seria descontada do subsídio pago mensalmente aos parlamentares. Mesmo assim, Alves destacou a necessidade da Comissão de Ética avaliar a postura do vereador.
"Apesar do desconto, o fato do vereador com atestado médico participar de uma atividade recreativa ou social em um dia que o atestado diz que não pode participar da sessão precisa ser analisado. Após avaliar o caso, se a comissão entender que cabe punição, ela deve definir qual é a punição e encaminhar para Mesa."
Os vereadores Roberto Kanashiro (PSDB), Padre Roque (PR). Péricles Deliberador (PMN) e Professor Fabinho (PPS) integram a Comissão de Ética.
(Atualizada às 17h08)