Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Denúncias

CPI vai investigar abuso de crianças em obras do PAC

Agência Câmara
03 jun 2012 às 19:11
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vai investigar denúncias de exploração sexual nos locais de grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – como as das usinas Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. A presidente da CPI, deputada Erika Kokay (PT-DF), disse que também há denúncias de que soldados que atuam na vigilância das fronteiras estariam explorando crianças.

"Em Jirau e Santo Antônio, houve aumento do número de estupros e de gravidez na adolescência, o que indica que houve um recrudescimento da exploração sexual", disse a deputada. "Você faz uma obra, por exemplo, em Jirau, e 25 mil homens se aportam naquele local. O Estado tem que proteger as crianças."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Erika Kokay afirma que o licenciamento para a construção de grandes obras precisa levar em conta não só a parte ambiental, mas também a social. "Estamos exigindo que o licenciamento para essas grandes obras seja um licenciamento como a lei prevê, que é um licenciamento socioambiental. Hoje, não temos um licenciamento que diga que aquela comunidade tem condições de abarcar aquela grande obra, se provocar tantos danos às crianças e aos adolescentes."

Leia mais:

Imagem de destaque
Concha Acústica

Em conflito com partido, Nikolas Ferreira sobe em palanque do PSD em Londrina

Imagem de destaque
Parlamentar pediu licença

Câmara de Apucarana abre CP para investigar vereador condenado pela Justiça

Imagem de destaque
Vídeos em redes sociais

TRE-SP concede direito de resposta a Marçal e manda tirar conteúdos postados por Tabata

Imagem de destaque
Aponta pesquisa da CNM

Eleições municipais: apenas 35,6% dos candidatos são negros ou pardos


Enfrentamento

Publicidade


A CPI também quer saber como diversas entidades têm atuado no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no País. Em 12 de junho, a comissão vai realizar uma audiência pública com integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), do Comitê de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e da organização não governamental Projeto Legal.


Além disso, a comissão encaminhou aos governadores pedido de informações sobre planos de enfrentamento à exploração sexual de crianças nos estados e sobre verbas destinadas a esse trabalho. Os deputados também querem esclarecimentos sobre as providências tomadas em relação a denúncias de exploração sexual nos últimos cinco anos.

Na segunda (4) e na terça-feira (5), a CPI da Exploração Sexual vai realizar diligências em Natal (RN).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade