A disputa está esquentando. A três meses da eleição e a quinze dias do prazo final para as inscrições de chapa, cresce a disputa pela presidência estadual do PT no Paraná.
Já são cinco os nomes que se apresentaram para concorrer ao comando regional do partido. O mais recente a cogitar sua candidatura é o deputado estadual Hermes Fonseca. Os outros candidatos que já se apresentaram são os deputados estaduais André Vargas, que postula a reeleição, e o deputado estadual Tadeu Veneri. O representante da Câmara Federal na disputa é o deputado Dr.Rosinha. O único integrante da disputa que não é deputado é o ex-prefeito de Maringá Ivo Caleffi.
Vargas e Fonseca são da ala moderada e Rosinha e Veneri são da chamada esquerda do PT. Rosinha é da Democracia Socialista e Veneri não pertence formalmente a nenhuma tendência. O ex-prefeito de Maringá é da corrente Movimento PT, liderada no estado pelo secretário estadual do Trabalho, Padre Roque Zimmermann.
Leia mais:
Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025
Comissão da Câmara retoma projeto que prevê voto impresso e recontagem física
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
As candidaturas estaduais têm vinculações com a eleição para a presidência nacional do partido. Vargas e Fonseca apoiam a candidatura do atual presidente nacional, José Genoino. Dr. Rosinha apóia o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont. Veneri apóia o ex-deputado Plinio de Arruda Sampaio, e Caleffi, a deputada federal gaúcha, Maria do Rosário.