O comando do Republicanos em Londrina passou para novas mãos nos últimos dias. Saiu o empresário Nelson Tsukahara, que presidia o partido desde fevereiro de 2022 – e cujo mandato estava programado para terminar em fevereiro de 2024.
Entrou o deputado federal Diego Garcia, que teria acionado o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, para assumir a sigla.
A movimentação guarda relação com a disputa à Prefeitura em 2024, segundo o ex-presidente. De acordo com ele, há alinhamento entre a nova direção do Republicanos e eventuais candidatos do secretariado do prefeito Marcelo Belinati (PP).
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
“Eles acham que, com esse povo, vão ter um resultado melhor nas eleições de 2024”, disse Tsukahara, informando que já está pedindo sua desfiliação.
“Evidentemente que a gente fica um pouquinho chateado, mas não tem problema. Se fecha uma porta, abre outra [...] Já estamos trabalhando para poder caminhar talvez com outro partido”, disse o ex-dirigente. “Também, de certa maneira, o Republicanos está fazendo base no governo do Lula. Aí já começa a sair dos princípios e valores do Republicanos”, acrescentou.
Ao ser procurado pela reportagem, no entanto, Garcia não confirmou quais serão os rumos tomados por ele em relação ao pleito do ano que vem – se apoiará um eventual nome do governo ou tentará emplacar sua própria candidatura.
Ele, que optou em não dar entrevista, informou que “tem bastante coisa acontecendo” e que uma reunião programada com a direção nacional do partido para esta semana deve trazer novidades.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: