Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Retratação

Declaração de Greca sobre pobres gera polêmica e político se desculpa

Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
24 set 2016 às 09:12
- Reprodução/YouTube
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O candidato à Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca (PMN), deu uma declaração que causou polêmica na noite de quinta-feira (22), durante sabatina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do jornal "Bem Paraná".

Questionado sobre quais seriam suas propostas para a população em situação de rua, ele disparou: "Eu nunca cuidei dos pobres. Eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez que tentei carregar um pobre e por dentro do meu carro eu vomitei por causa do cheiro".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao responder a uma pergunta de um professor, Greca começou falando sobre o papa Francisco e o enfrentamento à crise. "Ela gera um risco muito grande, sobretudo pros mais pobres. Os governos têm que centrar a sua atenção no resgate social e no apoio aos mais pobres, para superarem a crise. Sua santidade fez um albergue semelhante à FAS SOS [programa da Fundação de Ação Social, entidade do município que faz a gestão da política de assistência], junto aos muros do Vaticano (…)", destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar


A fala que gerou repercussão veio logo após ele lembrar que coordenou, durante 20 anos, a Casa dos Pobres São João Batista, na capital paranaense. "Era um homem muito sujo. Quando cheguei no albergue, a freira me disse: ‘lavo o doutor primeiro ou ele?’".


A assessoria de imprensa de Greca enviou uma nota na qual ele pede perdão pelas palavras. "Não tive a capacidade de explicar a dificuldade que vivi ao tentar realizar o trabalho de resgate social na minha juventude. Mais uma vez, descontextualizam o que falo para tentar enganar as pessoas. Durante a Sabatina na PUC, ao exaltar o difícil trabalho dos educadores sociais e das irmãs de caridade, comentei sobre o quão difícil é essa missão. Com sinceridade disse que não tenho a capacidade desses profissionais para o resgate, mas que acima de tudo, admiro, respeito, faço e farei o possível e impossível para mudar o quadro de abandono nas ruas. Peço que me perdoem pela falta de clareza do discurso. Não me interpretem mal."

Assista!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade