A Prefeitura de Londrina definiu na noite desta segunda-feira (7) o nome do novo secretário municipal de Cultura. O escritor e músico Clodoaldo Salustiano de Morais substitui o diretor cultural Leonardo Ramos, exonerado pelo secretário de Gestão Pública, Fabio Reali, na última sexta-feira (4). A decisão interna partiu do próprio prefeito. Até agora, o município não justificou a saída de Ramos.
O novo secretário tem 42 anos e já estudou teoria musical, flauta e harmonia. Ele é o fundador do Instituto Cultural Arte Brasil e do "Batuque na Caixa", programa de educação musical voltado para famílias carentes. Nos últimos anos, mais de 1,6 mil crianças e adolescentes londrinenses foram atendidos pela iniciativa.
Só no último ano, Morais escreveu dois livros: o romance "Casassanta" e o livro de poemas "Poemas do Amanhecer". O nome dele foi apresentado pelo prefeito Barbosa Neto durante a inauguração da 57ª Academia ao Ar Livre, no jardim Alpes, na zona norte de Londrina.
Leia mais:
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
Em entrevista coletiva, o novo secretário disse que pretende analisar os projetos culturais deixados por Ramos, principalmente os que envolvem a construção do Teatro Municipal, a reconstrução do Teatro Ouro Verde e as obras de revitalização do prédio da Secretaria de Cultura. "Como o orçamento para este ano já está fechado, não tenho como apresentar novas iniciativas, mas garanto que vou dar andamento a todos os projetos previstos", destacou.
Morais teve o nome indicado pelo vereador Jairo Tamura (PSB) para assumir a Secretaria de Cultura no início da atual administração, mas o prefeito Barbosa Neto, na época, preferiu atender o pedido da comunidade cultural londrinense e nomear Leonardo Ramos.
Clodoaldo de Morais foi assessor de Assuntos Culturais de Tamura nos primeiros meses de 2009, quando o vereador foi nomeado presidente interino da Câmara.
(Atualizado às 19h41)