06/05/21
PUBLICIDADE
Requisição de remédios

Deputado de São Paulo, Arthur do Val, protocola pedido de impeachment de Bolsonaro

Marcelo Camargo/ Fotos Públicas
Marcelo Camargo/ Fotos Públicas


O deputado estadual Arthur do Val (Patriota-SP), conhecido como Mamãe Falei, protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por causa da requisição de medicamentos usados para para intubação de pacientes.


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem afirmado que recentemente enviou nove ofícios ao Ministério da Saúde pedindo ajuda com esses medicamentos e que não teve resposta.

Segundo a denúncia do deputado Arthur do Val, membro do MBL, Bolsonaro incorreu em crime de responsabilidade ao lançar mão da requisição do kit intubação das fornecedoras nacionais em "esforço dissimulado (e mesquinho) de vingança política."

Em janeiro, o Ministério da Saúde requisitou seringas e agulhas compradas pelo governo de São Paulo para a campanha de vacinação contra a Covid-19. O ministro do STF Ricardo Lewandowski impediu que a gestão Bolsonaro pegasse os materias e disse que a administração paulista não poderia ser penalizada pela "incúria" do governo federal.

Nesse sentido, Do Val argumenta que a requisição dos medicamentos para intubação das produtoras nacionais (fornecedoras do governo paulista) foi uma forma de penalizar e prejudicar o concorrente político do presidente, João Doria, atingindo também a população paulista.

"De maneira indireta, o presidente da República fez exatamente aquilo que o STF vedou: confiscou bens dos estados", diz a representação. "Evidentemente, houve uma intervenção na administração paulista, cujos esforços e planejamento na área da saúde ficaram totalmente desestruturados", completa.

"Este impeachment deveria ser protocolado pelo governador de São Paulo, mas se João Doria não tem cacife e gabarito moral para fazê-lo, eu tenho. São Paulo precisa ser respeitada pela locomotiva que é. Pagamos 10 vezes mais em impostos do que recebemos da União. Não podemos também ficar sem insumos para tratar o Covid. São Paulo voltará a ser defendida", diz o deputado.
Folhapress
Continue lendo
Capacitação

Secretaria do Trabalho de Londrina lança página de qualificação profissional

06 MAI 2021 às 14h03
Quer trabalhar?

3.158 vagas estão disponíveis no Paraná; Veja como se candidatar

06 MAI 2021 às 12h05
Após perícia

Polícia vai indiciar motorista envolvida em acidente que matou PM em Londrina

06 MAI 2021 às 11h42
Abalo diplomático

Declarações da gestão Bolsonaro contra a China afetam liberação de insumos de vacinas, diz Butantan

06 MAI 2021 às 11h36
Após vitória da advogada

Carlos Bolsonaro indaga se Juliette será detida por 'gesto racista'

06 MAI 2021 às 11h30
Mudança de posições

Após guinada dos EUA, Europa admite estudar renúncia a patentes de vacina anti-Covid

06 MAI 2021 às 11h25
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados